Agora, vamos entender como nós, mulheres, estamos inseridas nesse contexto?
Percebo que estamos ajudando pequenos produtores de cana-de-açúcar nas regiões em que atuo, além de trazer melhorias na produção deles. Eu acho que a minha história acaba motivando as mulheres empreendedoras; além de empregar mulheres com mais de 50 anos, gerando oportunidades para elas, que já trabalharam, que têm filhos maiores e que têm dificuldade em conseguir trabalhos competindo com pessoas de outras idades.
Entre as várias iniciativas possíveis, podemos ter:
Incentivos ao empreendedorismo por meio de programas como o Sebrae Delas.
Um quadro de funcionários que prioriza a contratação de mulheres.
Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras & Líderes Apaixonadas pelo Sucesso – é um programa que, além de acompanhar o desempenho feminino nos negócios, incentiva e traz ferramentas para que mulheres que desejam empreender, ou já empreendem, possam ter aumentadas as suas chances de sucesso. A iniciativa promove a cultura empreendedora entre as mulheres. Além disso, oferece qualificação, eventos, networking, e conteúdos relacionados ao empreendedorismo.
Por exemplo, Maria Vitória contou com o Sebrae Delas e também com o Programa ALI (Agente Local de Inovação), outra iniciativa do Sebrae que oferece profissionais especializados para orientação de micro e pequenas empresas.
Fui até o Sebrae para entender como eu deveria começar e, desde então, essa parceria se tornou cada vez mais estreita. Fiz o programa ALI (Agente local de inovação), que me ajudou a entender como a empresa pode se renovar. Além disso, sempre olho os cursos on-line do Sebrae, além de contar com a consultoria para tirar dúvidas sobre finanças e RH.
Micro e pequenas empreendedoras;
Mulheres que querem abrir ou formalizar um negócio;
Jovens empreendedoras;
Microempreendedoras individuais;
Agroempreendedoras;
Empreendedoras na tecnologia;
Mulheres na liderança pública.
Primeiro, entenda quem serão seus potenciais clientes, seus problemas e as soluções para resolvê-los.
No universo de clientes, existe aqueles que compram, gostam dos seus produtos, encaixam-se no perfil do negócio e devem estar no topo da sua atenção. E há também clientes que não se encaixam no perfil da empresa, dos seus produtos e não valem o máximo do investimento por não fazerem parte do seu público-alvo.
Depois, verifique que soluções sua empresa quer oferecer e entregar.
De acordo com pesquisa da Bain & Co, 80% das grandes empresas acreditam que oferecem serviços superiores, mas apenas 8% dos consumidores relatam terem vivenciado um serviço realmente distinto.
Trabalhamos com duas vertentes, bem específicas, uma delas é a qualidade do produto. Então precisamos, fazemos, insistimos em fazer um produto de qualidade, produtos higiênicos, lavados, produtos de primeira linha, manuseio muito higiênico. Mas também muita qualidade no atendimento, então acho que são duas coisas que se combinam, porque não adianta se você tomar um caldo de cana delicioso e for mal-atendido.
Queria atender os clientes e fãs de caldo de cana, para que eles pudessem comprar a hora que quisessem, no dia que quisessem, sem ter a limitação que há em uma feira, por exemplo, que, quando chove, costuma dificultar o acesso. Deixar o caldo de cana mais disponível.
E a interação com os clientes também é muito importante!
As interações nos canais de comunicação são pontos de atenção, pois é necessário receber e levar em consideração o feedback dos clientes e ter condições de atendê-lo. São as interações reais, cara a cara, que levam ao entendimento do que realmente é essencial para os clientes e à forma como isso deve ser entregue a eles.
Conversamos muito com o cliente, desde a recepção, explicando do produto, dividindo receitas. Contamos com redes sociais, já fizemos promoções na semana do cliente, sorteios com produtos de cana, cartão fidelidade.
É importante analisar a viabilidade econômica de um negócio para ter uma ideia antecipada dos problemas que poderão surgir em sua empresa, podendo realizar mudanças para minimizar possíveis riscos (Sebrae).
Respondendo a estas perguntas, você terá pistas importantes sobre a viabilidade do seu negócio:
O que é?
É o ato de determinar para qual caminho um negócio seguirá nos próximos anos. Assim, é possível saber se a organização da empresa está sendo feita de forma correta.
Como fazer?
*O planejamento estratégico pode e deve ser desenvolvido e incorporado na cultura organizacional de qualquer tipo de empresa, independentemente do seu segmento e tamanho.
Depois dessa jornada inicial, que tal ampliar seus conhecimentos com mais conteúdos e informações?
SEBRAE. A força do empreendedorismo feminino. Portal Sebrae. Disponível em: https://bit.ly/3JDpVdC Acesso em: 19 jul. 2023.
SEBRAE Delas. Portal Sebrae. Disponível em: https://bit.ly/3PBlvHO Acesso em: 5. jul. 2023.
SEBRAE. Experiência do cliente: dicas para torná-la positiva. Disponível em: https://bit.ly/45vXffk Acesso em: 29 ago. 2023. [e-book]]
SEBRAE. Planejamento estratégico: dos primeiros passos até a execução. Disponível em: https://bit.ly/4424Dyq Acesso em: 23 ago. 2023.
SEBRAE. Viabilidade de negócios. Disponível em: https://bit.ly/44v5hDW Acesso em: 29 ago. 2023. [ebook]
SEBRAE. Relatório técnico: mapeamento de empresas com quadro societário predominantemente feminino. Sistema SEBRAE. 28 nov. 2022. Disponível em: https://bit.ly/44mYhth Acesso em: 5 jul. 2023.
SEBRAE. O poder das mulheres. Portal Sebrae. Disponível em: https://bit.ly/46vV10E Acesso em: 28 ago. 2023.
FACE – Facens Centro de Empreendedorismo. Página inicial. FACE. Disponível em: https://face.facens.br/. Acesso em: 19 jul. 2023.