Quer empreender e não sabe por onde começar? Ou já empreende, mas tem dúvidas sobre viabilidade do negócio e planejamento estratégico? Venha nessa jornada de conhecimento no mundo do empreendedorismo, por meio do programa Power Girl.

Várias iniciativas têm surgido para reforçar a importância do empreendedorismo. Uma delas é o FACE (Facens – Centro de Empreendedorismo), um dos Centros de Inovação do Centro Universitário Facens, que tem como foco fomentar tanto a cultura quanto atitudes empreendedoras na comunidade, como forma de pensar e agir. O objetivo do FACE é contribuir para o incentivo à educação empreendedora, visando impactar positivamente a comunidade com negócios inovadores. A iniciativa direciona-se ao público interno, é claro, mas também para a comunidade externa, contando com diversas atividades, como um Programa de Pré-Aceleração de Ideias; mentorias individualizadas com docentes Facens e mentores de mercado; visitas técnicas a empresas e startups, acesso a eventos especializados; trabalhos colaborativos e muitos mais! É uma oportunidade não somente para os estudantes que querem empreender, mas também para ex-alunos, docentes, colaboradores e todos aqueles que acreditam no poder transformador do empreendedorismo.

Outra iniciativa vem do CCBEU (Centro Cultural Brasil Estados Unidos), uma instituição focada no ensino de inglês de alta performance que, com certificação de American Space, em parceria com a Embaixada Americana, promove o programa Power Girl pelo mundo, incentivando e fortalecendo a importância da temática do empreendedorismo feminino em diversos contextos e culturas.

O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, mais conhecido como Sebrae, é uma entidade privada que atua em todo o Brasil fortalecendo empreendimentos de micro e pequenas empresas, por meio de: programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, incentivo a educação empreendedora na educação formal, feiras e rodadas de negócios (SEBRAE). Essas iniciativas buscam atender pessoas que querem começar a empreender ou que já estão com seus negócios em andamento, agregando competitividade e desenvolvimento sustentável. E indo além, o Sebrae também motiva as competências empreendedoras desde a infância. Assim, essa instituição capacita as pessoas empreendedoras para que elas saibam como chegar aos seus objetivos com conhecimento e estratégia.

Agora, vamos entender como nós, mulheres, estamos inseridas nesse contexto?

Quem sou EU, mulher, nesse universo do empreendedorismo?

As mulheres são 50% da população do Brasil e representam

46%

dos empreendedores iniciais (com negócios de até 3,5 anos) (GEM, 2020);

49%

das mulheres empreendedoras são chefes de família (Pnad, 2020);

48% são MEI

(Microempreendedoras Individuais) (Sebrae, 2019).

Elas empreendem por necessidade

82%

por necessidade/falta de emprego;

69%

para fazer diferença no mundo.

Estão em atividades com pouca inovação

12%

em serviços domésticos;

11%

como cabeleireira/beleza;

10%

em serviços de alimentação.

Ao empreenderem por necessidade e estarem em atividades com pouca inovação, os resultados são:

  • Negócios mais vulneráveis;

  • Produtos com menos valor agregado, impactando, portanto, menor faturamento.

Vamos conhecer brevemente a história da empreendedora Maria Vitória, que criou o The Cana, que diversifica os produtos e leva o caldo de cana-de-açúcar para ambientes incomuns. Maria Vitória trabalhava em Alphaville e é mãe de gêmeos. Após ser desligada da empresa em que trabalhava, e motivada por querer criar uma vaga de emprego para ela mesma, além de gostar muito de caldo de cana, ela teve uma ideia e quis colocar em prática.

Como MEU negócio pode gerar impactos positivos?

É DADO: o setor de atividade com o maior número de micro e pequenas empresas ativas e com predominância de mulheres é o de Serviços, com 30,0% das empresas ativas em 2021. Em segundo lugar, está o setor de Comércio (26,8%) e, em seguida, o de Indústria (26,1%).

É FATO: empresas com mulheres na liderança são mais lucrativas no Brasil.

Quem estamos ajudando?

Percebo que estamos ajudando pequenos produtores de cana-de-açúcar nas regiões em que atuo, além de trazer melhorias na produção deles. Eu acho que a minha história acaba motivando as mulheres empreendedoras; além de empregar mulheres com mais de 50 anos, gerando oportunidades para elas, que já trabalharam, que têm filhos maiores e que têm dificuldade em conseguir trabalhos competindo com pessoas de outras idades.

E como o negócio da Maria Vitória
impacta a sociedade?

Como NÓS, mulheres, podemos nos fortalecer no mundo do empreendedorismo?

Entre as várias iniciativas possíveis, podemos ter:

Incentivos ao empreendedorismo por meio de programas como o Sebrae Delas.

Um quadro de funcionários que prioriza a contratação de mulheres.

E o que é Sebrae Delas?

Sebrae DelasDesenvolvendo Empreendedoras & Líderes Apaixonadas pelo Sucesso – é um programa que, além de acompanhar o desempenho feminino nos negócios, incentiva e traz ferramentas para que mulheres que desejam empreender, ou já empreendem, possam ter aumentadas as suas chances de sucesso. A iniciativa promove a cultura empreendedora entre as mulheres. Além disso, oferece qualificação, eventos, networking, e conteúdos relacionados ao empreendedorismo.

Por exemplo, Maria Vitória contou com o Sebrae Delas e também com o Programa ALI (Agente Local de Inovação), outra iniciativa do Sebrae que oferece profissionais especializados para orientação de micro e pequenas empresas.

Programa ALI

Fui até o Sebrae para entender como eu deveria começar e, desde então, essa parceria se tornou cada vez mais estreita. Fiz o programa ALI (Agente local de inovação), que me ajudou a entender como a empresa pode se renovar. Além disso, sempre olho os cursos on-line do Sebrae, além de contar com a consultoria para tirar dúvidas sobre finanças e RH.

Quem pode participar?

  • Micro e pequenas empreendedoras;

  • Mulheres que querem abrir ou formalizar um negócio;

  • Jovens empreendedoras;

  • Microempreendedoras individuais;

  • Agroempreendedoras;

  • Empreendedoras na tecnologia;

  • Mulheres na liderança pública.

Quero empreender! Como começar?

Primeiro, entenda quem serão seus potenciais clientes, seus problemas e as soluções para resolvê-los.

No universo de clientes, existe aqueles que compram, gostam dos seus produtos, encaixam-se no perfil do negócio e devem estar no topo da sua atenção. E há também clientes que não se encaixam no perfil da empresa, dos seus produtos e não valem o máximo do investimento por não fazerem parte do seu público-alvo.

Depois, verifique que soluções sua empresa quer oferecer e entregar.

De acordo com pesquisa da Bain & Co, 80% das grandes empresas acreditam que oferecem serviços superiores, mas apenas 8% dos consumidores relatam terem vivenciado um serviço realmente distinto.

Qualidade do produto

Trabalhamos com duas vertentes, bem específicas, uma delas é a qualidade do produto. Então precisamos, fazemos, insistimos em fazer um produto de qualidade, produtos higiênicos, lavados, produtos de primeira linha, manuseio muito higiênico. Mas também muita qualidade no atendimento, então acho que são duas coisas que se combinam, porque não adianta se você tomar um caldo de cana delicioso e for mal-atendido.

Consumidores de caldo de cana

Queria atender os clientes e fãs de caldo de cana, para que eles pudessem comprar a hora que quisessem, no dia que quisessem, sem ter a limitação que há em uma feira, por exemplo, que, quando chove, costuma dificultar o acesso. Deixar o caldo de cana mais disponível.

E a interação com os clientes também é muito importante!

As interações nos canais de comunicação são pontos de atenção, pois é necessário receber e levar em consideração o feedback dos clientes e ter condições de atendê-lo. São as interações reais, cara a cara, que levam ao entendimento do que realmente é essencial para os clientes e à forma como isso deve ser entregue a eles.

Interação com os clientes

Conversamos muito com o cliente, desde a recepção, explicando do produto, dividindo receitas. Contamos com redes sociais, já fizemos promoções na semana do cliente, sorteios com produtos de cana, cartão fidelidade.

Tenho a ideia! E agora, será que é viável?

É importante analisar a viabilidade econômica de um negócio para ter uma ideia antecipada dos problemas que poderão surgir em sua empresa, podendo realizar mudanças para minimizar possíveis riscos (Sebrae).

Respondendo a estas perguntas, você terá pistas importantes sobre a viabilidade do seu negócio:

  • Quanto você gastará para abrir, ampliar ou estruturar sua empresa?
  • Quanto dinheiro você pretende ganhar com sua empresa?
  • Quais são os investimentos necessários para abrir ou ampliar o negócio?
  • Em quanto tempo você terá esse dinheiro de volta?
  • Seu preço está compatível com o do mercado? Você conseguirá pagar todos os gastos?

A importância de se planejar: planejamento estratégico

O que é?

É o ato de determinar para qual caminho um negócio seguirá nos próximos anos. Assim, é possível saber se a organização da empresa está sendo feita de forma correta.

Como fazer?

  • Análise de cenários;
  • Criação de objetivos de médio e longo prazo;
  • Definição de metas e ações para que os objetivos sejam alcançados;
  • Utilização de ferramentas e indicadores de gestão.

*O planejamento estratégico pode e deve ser desenvolvido e incorporado na cultura organizacional de qualquer tipo de empresa, independentemente do seu segmento e tamanho.

SEBRAE. A força do empreendedorismo feminino. Portal Sebrae. Disponível em: https://bit.ly/3JDpVdC Acesso em: 19 jul. 2023.

SEBRAE Delas. Portal Sebrae. Disponível em: https://bit.ly/3PBlvHO Acesso em: 5. jul. 2023.

SEBRAE. Experiência do cliente: dicas para torná-la positiva. Disponível em: https://bit.ly/45vXffk Acesso em: 29 ago. 2023. [e-book]]

SEBRAE. Planejamento estratégico: dos primeiros passos até a execução. Disponível em: https://bit.ly/4424Dyq Acesso em: 23 ago. 2023.

SEBRAE. Viabilidade de negócios. Disponível em: https://bit.ly/44v5hDW Acesso em: 29 ago. 2023. [ebook]

SEBRAE. Relatório técnico: mapeamento de empresas com quadro societário predominantemente feminino. Sistema SEBRAE. 28 nov. 2022. Disponível em: https://bit.ly/44mYhth Acesso em: 5 jul. 2023.

SEBRAE. O poder das mulheres. Portal Sebrae. Disponível em: https://bit.ly/46vV10E Acesso em: 28 ago. 2023.

FACE – Facens Centro de Empreendedorismo. Página inicial. FACE. Disponível em: https://face.facens.br/. Acesso em: 19 jul. 2023.