Iluminação Eficiente

Compartilhar

Time

  • Professor Luiz Augusto Arruda Costa
  • Professor Alessandro Bogila: Orientador da Iniciação Científica
  • Aluno Anderson Chayamiti: Autor da Iniciação Científica
  • Eng. Ricardo Santos: Manutenção

Projetos Similares

Descrição

O projeto de Iluminação Eficiente teve início através de uma Iniciação Científica, integrada ao Eixo de Energia do Smart Campus Facens, para avaliação do potencial de economia da instituição e, posteriormente, tornou-se um projeto de infraestrutura para de fato implementar um sistema de iluminação mais eficiente com o uso de luminárias LED.

Por falta do Selo Procel de Economia de Energia para categoria de iluminação pública de LED, o qual tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria; foi necessário realizar estudos laboratoriais e testes em campo para garantia de qualidade de diferentes fornecedores de luminárias públicas de LED.

Definidos os fornecedores e locais de instalação, a FACENS realizou a substituição de todas as luminárias externas (lâmpadas vapor de sódio/mercúrio) por luminárias LED, bem como, realizou a automação do sistema de iluminação dos banheiros.

Além da área externa, o ginásio de esportes e a quadra sintética também ganharam iluminação nova. Ao todo foram substituídas 184 luminárias, o que possibilitou uma redução aproximada de 63 % do consumo de energia (equivalente ao consumo aproximado de 15 residências com 4 moradores) proporcionando ainda a melhoria da iluminação em diversos pontos do campus. 

A Iniciação Científica do projeto teve seu artigo aprovado para apresentação no CONIC 2015 (Congresso Nacional de Iniciação Científica), foi selecionado como a melhor Iniciação Científica da FACENS de 2015 e ainda ficou entre os 10 melhor trabalhos acadêmicos no Concurso Cultural do COBEE 2016 (Congresso Brasileiro de Eficiência Energética).

Confira o vídeo de apresentação do projeto no link http://bit.ly/1rRvxH4