A Facens – referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde – conquistou nota 5, a pontuação máxima que uma instituição ou curso pode alcançar, seguindo todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Fundada em 1976, a Instituição, localizada em Sorocaba (SP), já havia conquistado a mesma nota em 2018.

Patrícia Klahr, reitora do Centro Universitário Facens, afirma que a nota é extremamente importante, porque reafirma e consolida a seriedade e comprometimento de toda a instituição.

São 48 anos de história, com um trabalho focado em tudo que a Facens acredita: uma educação com excelência, inovação, tecnologia e humanização. Além disso, nos comprometemos com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicamos esses conceitos por meio dos nossos centros de inovação. Essa foi uma conquista coletiva que contou com o apoio de todos os departamentos, estudantes, professores e colaboradores”

destaca. 

Reconhecido nacional e internacionalmente como um Smart Campus, tem 100 mil m² de área. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo e foi a primeira universidade brasileira, entre as privadas, a ser reconhecida no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics. Conta com mais de quatro mil alunos de graduação, 700 estudantes de pós-graduação e mais de nove mil profissionais já formados. Além disso, tem 12 grandes centros de inovação e mais de 60 laboratórios especializados em diferentes segmentos a fim de que os estudantes desenvolvam suas habilidades e competências por meio do ensino prático. 

Em seu portfólio, a Instituição oferece cursos de graduação nas áreas de engenharia (produção, civil, elétrica, mecânica, mecatrônica, química, agronômica e computação), arquitetura e urbanismo, tecnologia (gestão de TI, análise e desenvolvimento de sistemas – ADS e jogos digitais) e saúde (biomedicina, enfermagem, odontologia, psicologia, medicina e medicina veterinária). 

Os cursos de Enfermagem e Biomedicina também receberam a nota máxima, 5, na avaliação de reconhecimento de curso pelo Ministério da Educação (MEC), em 2024. Os dois cursos tiveram as primeiras turmas iniciadas no primeiro semestre de 2022 e já são destaque pela excelência dos estudantes em campos de prática externa.