Transparência
Quem Somos
Fundada em 1976, com 48 anos de existência, foi a primeira instituição de ensino superior na área de Engenharia fundada em Sorocaba/SP.
Tem como sua mantenedora a Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana (ACRTS) e é considerada uma entidade de Utilidade Pública Federal sem fins lucrativos, certificada como filantrópica pelo Ministério da Educação.
Com isso, concede bolsas de estudos aos seus alunos que apresentam carência socioeconômica comprovada e investe todo o seu resultado em prol da Instituição, o que possibilita ser um centro educacional em constante evolução.
A Facens possui 42 cursos, distribuídos nas seguintes modalidades:
Graduação Presencial
Graduação EAD
Pós-Graduação Presencial
Pós-Graduação EAD
Pesquisa
O Programa de Pesquisa do Centro Universitário Facens conta com 10 linhas institucionais, abrangendo projetos de diferentes áreas, desenvolvidos por estudantes e professores dos mais variados cursos, possibilitando assim a realização de projetos interdisciplinares que articulam ensino, pesquisa e extensão.
Anualmente, são publicados editais de seleção para grupos de pesquisa e extensão da instituição, contemplando as normas para proposição de grupos, bem como funcionamento dos grupos aprovados.
I. Empreendedorismo, negócios e gestão;
II. Indústria e infraestrutura;
III. Transformação de ambientes, políticas urbanas e cidades inteligentes;
IV. Inovação, tecnologias e sustentabilidade;
V. Saúde mental, neurociências e processos psíquicos;
VI. Integralidade do cuidado em saúde e reabilitação;
VII. Saúde única;
VIII. Pesquisa clínica e técnicas em saúde;
IX. Ética e sociedade;
X. Tecnologias Educacionais.
Extensão
O Centro Universitário Facens possui o Programa de Fomento Institucional a Programas e Projetos de Extensão. Por meio desse fomento, a instituição define as iniciativas, para o ciclo anual, que receberão carga horária docente e bolsas a serem destinadas aos estudantes. A Coordenadoria de Extensão é responsável pela publicação do Edital que visa selecionar ações de extensão, a serem desenvolvidas a cada ano.
As propostas aprovadas deverão seguir as disposições do respectivo edital que estabelece, dentre outras informações, as obrigações dos proponentes e estudantes envolvidos e da coordenação de extensão, os recursos financeiros destinados às propostas aprovadas, as vagas, as normas para seleção e aprovação e o cronograma.
Os interessados deverão submeter suas propostas, respeitando as diretrizes do edital e respeitando as linhas de atuação, a saber:
- Empreendedorismo, negócios e gestão;
- Indústria e infraestrutura;
- Transformação de ambientes, políticas urbanas e cidades inteligentes;
- Inovação, tecnologias e sustentabilidade;
- Saúde mental, neurociências e processos psíquicos;
- Integralidade do cuidado em saúde e reabilitação;
- Saúde única;
- Pesquisa clínica e técnicas em saúde;
- Ética e sociedade; e
- Tecnologias Educacionais
Centros
de Inovação
Unindo educação, pesquisa e extensão para solucionar os maiores desafios da sociedade, os estudantes da Facens têm a oportunidade de envolver-se em Centros de Inovação.
São laboratórios, centros de prática e espaços colaborativos que são nossas ferramentas para a construção de um futuro melhor.
Clique nos logos e saiba mais!
Sustentabilidade
Na Facens promovemos uma Educação alinhada com as necessidades sociais, ambientais e econômicas da nossa sociedade e do planeta.
Acreditamos que nossa maior missão é guiar nossos alunos, professores e funcionários para que desenvolvam uma visão sistêmica e que entendam de forma prática a importância da sustentabilidade para a transformação do nosso presente e para construção do nosso futuro.
Para mostrar todas as ações de sustentabilidade que realizamos na Facens, divulgamos anualmente o nosso relatório de Sustentabilidade.
%
Eliminação de uso de plástico no campus.
%
de energia renovável produzida no campus através dos painéis fotovoltaicos.
%
dos resíduos foram desviados de aterro sanitário.
Nossos Números
IGC (Índice Geral de Cursos)
CI (Conceito Institucional)
CI-EaD (Conceito Institucional EAD)
Parceiros internacionais
Alunos enviados para o exterior pelo DRI
Colaboradores
Colaboradores do sexo masculino
Colaboradores do sexo feminino
%