About Facens

CPA
(Comissão Própria de Avaliação)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem por finalidade coordenar a execução das atividades concernentes à avaliação institucional da Facens, de acordo com as diretrizes, critérios e estratégias estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (prevista pelo artigo 11 da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e criada pela portaria 08/04 de 01 de julho de 2004, é regida por um regulamento próprio e pela legislação e normas vigentes para o Sistema Federal de Ensino).

A CPA busca aprimorar continuamente a qualidade da educação superior, aumentar a eficácia institucional e promover a efetividade acadêmica e social, em conformidade com o Regimento e as políticas definidas para a elaboração e gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional da Facens.

Dessa forma, a principal atribuição da CPA é coordenar e acompanhar os processos de avaliação interna (autoavaliação) e externa (como Avaliações in loco, ENADE, CPC, IGC, entre outros) em todas as suas etapas até a conclusão, considerando a importância da Avaliação Institucional, cujos resultados visam ao aprimoramento da qualidade acadêmica em todos os aspectos.

A CPA possui a seguinte composição:

  • 1 Coordenador da Comissão;
  • 6 Representantes do Corpo Docente;
  • 6 Representantes do Corpo Discente;
  • 6 Representantes do Corpo Técnico-Administrativo;
  • 2 Representante dos Ex-Alunos;
  • 2 Representantes da Sociedade Civil.

Os membros da CPA são escolhidos e designados pela Reitoria e têm mandato indeterminado.

O modelo de Autoavaliação Institucional foi concebido para abranger todas as dimensões englobando a atividade acadêmica, a gestão, os serviços prestados e a infraestrutura do Centro Universitário.

Para a avaliação da qualidade do ensino, a IES utiliza tanto o conceito de Qualidade Percebida quanto o de Qualidade Aferida. A Qualidade Percebida reflete a visão dos estudantes, docentes, coordenadores e técnicos administrativos sobre a experiência acadêmica e a infraestrutura, considerando suas expectativas e comparações com outros serviços ou produtos. Já a Qualidade Aferida mede o cumprimento dos objetivos e padrões estabelecidos em normas e procedimentos, avaliando a qualidade dos componentes e dos recursos utilizados.

Além disso, a IES adota o Net Promoter Score (NPS) como outra importante métrica, que mede o grau de satisfação e lealdade dos respondentes. As pesquisas aplicadas incluem: a Pesquisa de Satisfação do Estudante, do Docente, do Coordenador e do Técnico Administrativo, abrangendo os cursos de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu. Cada pesquisa utiliza essas duas métricas para obter uma visão abrangente e detalhada da qualidade educacional e dos serviços prestados.

A Autoavaliação Institucional é aplicada em múltiplos ciclos, a cada semestre, em todas as turmas (estudantes e docentes) elegíveis à avaliação, geralmente ocorrendo entre os meses de maio e junho (1º semestre) e novembro e dezembro (2º semestre).

Para que a sua aplicação seja realizada seguindo etapas claras e bem definidas, a CPA optou por formalizar um processo que permite à comunidade acadêmica participar ativamente destes passos, além de propiciar um melhor acompanhamento do mesmo.

Resultados da Avaliação

Participação dos estudantes

A participação dos estudantes apresenta um crescimento nas últimas avaliações (2023 S2 e 2024 S1), espera-se que no próximo ciclo avaliativo os números continuem crescendo com a implantação de uma ferramenta mais amigável e intuitiva que favoreça a participação da comunidade.

Melhorias implementadas

• Reestruturação das disciplinas Online
• Investimento e valorização de programas de empreendedorismo – FACE
• Criação de espaços de descompressão/bem-estar
• Micro-ondas instalados nos pátios dos prédios C e L
• Aquisição de notebooks
• Expansão do número de cantinas no campus
• Aquisição de centro de usinagem
• Aquisição de kits de Robótica
• Instalação de ar-condicionado no prédio L

Depoimentos dos Alunos

• “a infraestrutura é ótima, os labs são limpos e muito bem organizados, etc.”
• “A ótima infraestrutura, gestão, professores a quais lecionam neste campus…”
• “A tradição e o status que carrega durante os anos.”
• “Ambiente bem agradável com professores maravilhosos”
• “Comprometimento com o aluno”
• “Os ambientes estão sempre limpos e são bem agradáveis, além de disponibilizarem várias coisas para o aluno.”
• “Qualidade no ensino e incentivo na procura de vagas de emprego”
• “Ótima infraestrutura para aprendizado, diversos centros de inovação para desenvolver suas habilidades e criar novas oportunidades, entre outros.”
• “Sempre disposta a resolver as situações de alunos”