Arquitetura e Urbanismo
Faça parte da construção de uma sociedade
criativa e inovadora através da projeção
e organização de espaços.
Informações gerais
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Facens busca formar um profissional crítico e multidisciplinar, capaz de identificar as melhores práticas e inovações, especialmente no que diz respeito à qualidade e diversidade socioambiental.
Área responsável pelo projeto, planejamento e execução de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e regional, paisagismo, seus serviços afins e correlatos.
O profissional de Arquitetura é capaz de supervisionar, coordenar e orientar equipes, fiscalizar obra e serviço técnico; estudar a viabilidade técnico econômica de projetos; assistir, assessorar e prestar consultoria na área, além de estar apto para atuar em pesquisas, ensaios, etc.
Importante:
Para ingressar no curso, é necessário possuir o ensino médio completo e ser aprovado em um dos processos seletivos da Facens.
Perfil Profissional
O profissional de Arquitetura e Urbanismo deve ter a capacidade de resolver problemas concretos da sua área, aplicando modelos adequados a casos reais.
Deve ser capaz de promover abstrações e adequar-se a novas situações encontradas no ambiente prático. Este profissional deverá exibir a seguinte perfil:
- Capacidade de síntese;
- Análise e soluções de problemas;
- Capacidade de atuação em projetos de projetos colaborativos e multidisciplinares;
- Capacidade de trabalho em equipe;
- Iniciativa capacidade de gestão e tomada de decisão;
Estrutura Curricular
A estrutura curricular* é constituída de disciplinas semestrais, oferecidas no sistema de créditos, com duração mínima de dez semestres. Cada crédito corresponde a 20 horas-aula de 50 (cinquenta) minutos ou equivalente.
*A grade disponível está sujeita a alterações.
Grades
Campo de Atuação
O curso prepara o aluno para diversas atuações e atribuições em arquitetura e urbanismo como planejamento, projeto, construção e operação de edificações e cidades, bem como arquitetura de interiores, arquitetura da paisagem e paisagismo. Para tanto, disciplinas com grande ênfase nas atividades práticas terão uma carga horária diferenciada em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Design Computacional, Modelagem da Informação da Construção (BIM) e Tecnologias do Ambiente Construído, como Estrutura, Conforto e Certificações Ambientais.
Laboratórios
Os Laboratórios e Centros de Inovação da Facens que serão utilizados no curso de Arquitetura e Urbanismo são moldados para situações práticas e para adaptação do aluno à resolução de novos problemas, tendo como foco a criatividade, a consolidação de conhecimentos e o desenvolvimento de trabalhos em equipe.
- Laboratório de Modelos e Ensaios de Arquitetura
- Laboratório de Construção Digital
- Fab Lab
- Smart Campus
- FACE
- LIS
- LIGA
- Laboratório de Tecnologia de Materiais e Componentes
Sobre a Coordenador do Curso
Profa. Dra. Giovanna Tomczinski Novellini Brígitte
- Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNICAMP (2010)
- Mestrado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela UNICAMP (2013)
- Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela UNICAMP (2019)
- Diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (20/21)
- Mais de 10 anos de experiência em incorporação, coordenação, planejamento e desenvolvimento de projetos com foco para a indústria da construção civil. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre o futuro do ambiente construído e tecnologias disruptivas abordando os impactos no processo de projeto e ensino.
http://lattes.cnpq.br/9234329100754353
https://www.linkedin.com/in/giovanna-tomczinski-novellini-br%C3%ADgitte-743b4325/
Escute mais sobre o curso!
Tipo de Formação
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo
Modalidade
Presencial
Mensalidade Presencial
Com Desconto*:
R$2.038,00
Integral:
R$2.168,00
*Desconto Pontualidade
Duração
10 semestres
Vagas
75 vagas matutino
75 vagas noturno
Reconhecimento
Autorizado pela Portaria nº 242, de 30/03/2017, DOU nº 63 de 31/03/2017, seção 1 pág. 30.