Psicologia Jurídica: dos fundamentos às práticas
O aumento dos conflitos sociais judicializados e da necessidade de laudos técnicos bem fundamentados, demonstra uma lacuna entre a formação acadêmica e a atuação prática na interface Psicologia e Direito, especialmente em atualizações teóricas e nos limites técnicos e éticos deste contexto.
Esse curso prepara profissionais para atuar no sistema de justiça, na interface entre Psicologia e Direito, fortalecendo a atuação ética, técnica e interdisciplinar.
🕒 Carga horária
4 meses (64 horas)
📆 Datas e Horários
Março de 2026
Sábados quinzenais – 8h às 17h
⏰ Modalidade
Semipresencial
Investimento
4x R$ 418,50 ou R$ 1.674,00 à vista.
Esse curso é indicado para:
Psicólogas/os e profissionais do Direito que atuam ou desejam atuar no contexto jurídico, aprimorando competências técnicas e fortalecendo sua prática profissional de maneira ética e segura.
Motivos para escolher a gente
Curso Semipresencial. Formação em 4 meses e aulas semipresenciais para otimizar seu tempo.
Conteúdo atualizado. Aprenda com um conteúdo alinhado às novas tecnologias, regulamentações, tendências globais e às necessidades do mercado nacional.
Networking. Conecte-se com uma rede intensa de empresas parceiras e profissionais do setor.
Vivência acadêmica. Desenvolva competências técnicas e estratégicas em um ambiente com profissionais reconhecidos no mercado e infraestrutura completa.
Qualidade UniFacens. Estude numa instituição reconhecida pelo MEC e referência em tecnologia e inovação.
Para fazer esse curso é necessário
Diploma de Graduação em Direito ou Psicologia.
Você vai atuar em áreas como:
-
Psicologia Jurídica
-
Varas de Família, Infância e Juventude
-
Sistema Prisional
-
Produção de documentos psicológicos
-
Atuação interdisciplinar com o Direito
Conheça os assuntos abordados:
-
Fundamentos da Ciência Psicológica
-
Áreas de inserção da Psicologia Jurídica
-
Princípios Gerais do Direito
-
Infância e Juventude
-
Família
-
Psicopatologia forense e Sistema Prisional
-
Seminários em Psicologia Jurídica
Ao final do curso você será capaz de:
-
Elaborar análises e documentos técnicos fundamentados
-
Compreender e atuar nos principais contextos da Psicologia Jurídica
-
Desenvolver pensamento crítico diante dos fenômenos sociais
-
Qualificar sua atuação profissional e ampliar seu campo de trabalho
Coordenadora do curso:
Profa. Ma. Rosana Cathya Ragazzoni Mangini
Graduação em Psicologia e em Direito. Mestrado em Educação. Especialista em Psicologia Jurídica e Pós-graduação em Avaliação Psicológica. Docente em cursos de graduação e pós-graduação. Co-autora de obras na interface psijurídica. Conselheira do Conselho Penitenciário Estadual (SP). Membra do Grupo de Pesquisa Criminologia Crítica (UEMG/USP). Membra da Comissão da Infância e Juventude da OAB – Sorocaba/SP. Atuação técnica com Psicoterapia Breve, Orientação Profissional e de Carreira, Assessoria psicológica para empresas e Assistência Técnica nas diversas demandas da interface entre Psicologia e Direito.
Professores:
Profissionais reconhecidos na área.
Profa. Ma. Sandra Cristine Arca
Psicóloga com mestrado em Ensino em Ciências da Saúde, especialista em Saúde Mental e Psicologia do Trânsito. Coordenadora da Especialização em Saúde Mental e Supervisora clínico-institucional pela Fiocruz. Professora universitária há 20 anos na graduação e pós-graduação. Experiência em serviço público na implantação e coordenação de CAPS II, atuação como perita do Detran-RO e em Psicologia Hospitalar. Voluntária do CVV Sorocaba.
Prof. Me. Carlos Renato Nakamura
Psicólogo, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Especialista em Psicologia Jurídica pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos e pelo Conselho Federal de Psicologia, psicólogo judiciário no TJSP (Comarca de Américo Brasiliense), supervisor técnico em Psicologia junto à Coordenadoria da Infância e Juventude e à Escola Judicial dos Servidores (TJSP).
Profa. Ma. Ana Carolina Garcia Gayoto
Psicóloga e Mestra em Psicologia pela PUC de Campinas. E experiência em pesquisa, avaliação psicológica, docência no ensino superior e pós-graduação. Principais áreas de estudo e atuação: Psicologia Social, Comunitária e Familiar, Políticas Públicas e Gestão Pública, com ênfase no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e trabalho em rede, sobretudo junto ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Atua como Psicóloga Judiciária na Comarca de Sorocaba – SP.
Prof. Esp. Leandro Lanzellotti de Moraes
Graduação em Direito. Pós-Graduação stricto sensu em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Paulista de Direito. Inscrito na OAB/SP – 283.910. Sócio do escritório de advocacia “Leandro Lanzellotti de Moraes”, com atuação na área Criminal, com ênfase na seara da Execução Penal. Presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP (gestão 2023-2024). Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo.
Prof. Ma. Juliana Vieira Saraiva de Medeiros
Advogada. Mestra em Direito Penal. Professora de Direito Penal e Processo Penal em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Professora em cursos preparatórios para carreiras jurídicas. Presidente da Comissão de Direito Infantojuvenil – OAB Sorocaba. Palestrante. Autora de Obras Jurídicas. Palestrante.
Profa. Esp. Ednilde Sajo
Assistente Social, pós-graduanda em Mediação e Conciliação de Conflitos. Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos. Docente no ensino superior em cursos de Serviço Social, Pedagogia e Fisioterapia. Atuação técnica em diversas frentes de trabalho na Assistência Social (SUAS).
Profa. Esp. Fabiana Zanatta Viana
Advogada criminalista, formada pela PUC/SP. Pós-graduada em Direito Penal. Especialização em Direito Penal Econômico. Pós-graduada em Direito Sistêmico e Meios Adequados de Solução de Conflitos. Formação em Processo Circular, Círculo Restaurativo vítima-ofensor-comunidade e Conferência de Grupo Familiar. Coordenadora Adjunta do Departamento de Justiça Restaurativa do Ibccrim. Vice – Presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP. Membra da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP. Membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). Conselheira do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo.
