Descubra como inovar na educação através da promoção do bem-estar!
20 de Setembro - 10h às 18h30
Dia(s)
:
Hora(s)
:
Minuto(s)
:
Segundo(s)
O The Wellbeing Summit São Paulo acontecerá entre os dias 19 e 20 de setembro e tem como objetivo ajudar a levar o tema wellbeing para as organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino e empreendedores sociais. O evento convida pessoas interessadas em conversar e aprender sobre as últimas pesquisas, tendências e desafios sobre bem-estar.
Confira o site oficial do evento clicando aqui.
O dia 20 de setembro terá como foco o fortalecimento do tema junto às universidades e a mobilização para a importância dessa pauta dentro da educação, acontecendo em Sorocaba (SP), no campus do Centro Universitário Facens.
Facens & The Wellbeing Project
O Centro Universitário Facens, junto à Mondragón University, da Espanha, HighPoint University e Georgetown University, dos EUA, assumiu a coliderança da rede global de ensino superior do The Wellbeing Project (The Higher Education Network), que tem como foco o fomento de iniciativas de bem-estar em universidades para a promoção de mudanças sociais.
Entre 99 instituições, a Facens é a única latino-americana entre as quatro lideranças da rede. A rede é uma grande comunidade de aprendizado entre pares que trocam conhecimento, colaboram e geram evidências para apoiar a mudança de um novo modelo educacional.
Confira a programação
20 de Setembro, 2023
Centro Universitário Facens
Sorocaba/SP
das 10h às 18h30
Entrada Solidária Gratuita –
Inscrições até o dia 15/09
1Kg de alimento não pericível, que será destinado à Aldeia Guyra Pepó (Sugestões: Arroz, feijão, café, fubá, macarrão, extrato de tomate, açúcar ou farinha de trigo.)
Conheça a Aldeia Guyra Pepó
A sua entrada solidária beneficiará a Aldeia Guyra Pepó.
O povo da aldeia Guyra Pepó é oriundo da aldeia indígena Guarani do Pico do Jaraguá, nas proximidades de Jundiaí e São Paulo. Em ocasião da ampliação das obras do Rodoanel, estes foram desalojados e parte da aldeia se instalou em em Tapiraí, no Vale da Ribeira-SP. Esse deslocamento foi devidamente legalizado e a cidade foi escolhida pelos indígenas, apesar da necessidade de abandonar o ambiente em que viviam, não ter sido uma escolha.
Desde que se mudaram para essa nova cidade, passaram a enfrentar dificuldades cotidianas no que diz respeito ao processo de adaptação e implantação de uma nova comunidade. Dentre as dificuldades encontradas são as características do terreno dificultando a prática de plantio, a falta de recursos públicos para a construção de moradias seguras, estas são feitas de eucaliptos e grande parte delas coberta com lonas e cobertores, a estrutura de ensino é obsoleta, o espaço coletivo de alimentação precário, a falta de sinal de internet e e a distância entre a cidade também se agregam a lista de dificuldades.
Público: professores, diretores, gestores de instituições de Ensino, interessados na pauta de bem-estar e saúde mental.
Welcome Coffee & Música
10:00 à 10:40
The Wellbeing Project e The Higher Education Network
10:40 à 11:00
- Alejandra Garza
- Raquel Barros
- Thais Beldi
Painel: Afinal o que é Wellbeing?
11:00 à 12:30
- Felipe Fengler
- Giovanna Novellini
- Michelle Prazeres
- Mozart Neves
Life Long Playing
12:30 à 13:30
- Wellington Nogueira
Almoço
13:30 à 14:45
Wellbeing e Autoconhecimento
14:45 à 15:30
- Celso Grecco
Aprendendo a meditar
15:30 à 16:00
- Monge Budista Daniel Calmanowitz
Painel: Wellbeing nas Universidades
16:00 à 17:30
- Cristina H. P. de Mello
- Daniel Reis Plá
- Marina Noto Faria
- Raquel Barros
- Évelin Muraguchi
Encerramento & Música
17:30 à 18:30
Conheça os
Palestrantes
The Wellbeing Project e The Higher Education Network
Alejandra Garza
Natural de uma cidade cercada por montanhas chamada Monterrey, localizada no norte do México. Iniciou sua carreira na consultoria de processos estratégicos e gerenciamento de projetos, estudando na área de Engenharia Mecânica, e depois trabalhou durante 5 anos em consultoria de processos (principalmente eficiência de custos na cadeia de suprimentos e logística). Em 2017, lançou uma plataforma web para conectar voluntários a causas sociais em sua cidade. Esse projeto ganhou vida após o lançamento de uma iniciativa na empresa de consultoria onde ela trabalhava, e isso foi o que direcionou sua carreira de consultoria para o setor social.
Até hoje, seu trabalho e projetos proporcionaram a oportunidade de experimentar como as coisas funcionam e como as pessoas atuam no setor social (especificamente no México). Ela acredita firmemente que coisas incríveis acontecem por meio da colaboração e adora gerar ideias para concretizar objetivos. Ale está sempre em busca de novas maneiras de melhorar e aprender sobre si mesma e obteve 2 certificações em logoterapia pelo Centro OCCRE em Monterrey, México. Ela se orgulha em se autodenominar uma defensora de Viktor Frankl e enxerga o bem-estar como equilíbrio e unidade, começando por si mesma para que isso possa levar a difundir a experiência de bem-estar para todos.
Gosta de passar tempo com sua família na natureza, ler romances e admira cavalos pela profunda empatia que eles compartilham com as pessoas.
Wellbeing & Autoconhecimento
Celso Grecco
Trabalha há mais de 20 anos exclusivamente com temas como Desenvolvimento Social e Propósito, já tendo ajudado a centenas de organizações sociais e empresas a desenvolverem programas e projetos que transformaram vidas.
Atuou em países como Inglaterra, Portugal, África do Sul, Estados Unidos, Jamaica e Angola. Em 2008
recebeu o prêmio Vision Awards em Berlim entregue pelo Prêmio Nobel da Paz, Professor Muhammad Yunus, e em dezembro do mesmo ano foi homenageado na sede da ONU em Nova York.
Foi o criador, em 2003, da primeira Bolsa de Valores Sociais do mundo dentro da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. A ideia se tornou estudo de caso na ONU, modelo recomendado para todas as demais bolsas e foi considerada a pioneira dos princípios de investimento de impacto.
Citado no livro The Power of Unreasonable People, teve também o perfil retratado nas revistas Newsweek (Estados Unidos) e Der Spiegel (Alemanha). Em 2015 esteve em Pequim, China, homenageado como um dos 5 finalistas do Prêmio Olga Alexeeva, outorgado pela Alliance Magazine da Inglaterra, que reconhece pessoas com contribuições relevantes ao setor social de países em desenvolvimento.
É autor do livro A Decisão De Que O Mundo Precisa (Editora Gente) e da minissérie Engenharia da Vida, co-produzida pela FACENS e apresentada em 8 episódios e 26 vídeos sobre construção de propósito e projeto de vida.
Celso Grecco é Fellow da BMW Foundation, da Ashoka e da Synergos, as mais importantes redes de empreendedores sociais do mundo.
Wellbeing nas Universidades
Cristina Helena Pinto de Mello
Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP.
Atualmente é Diretora da Área de Sucesso Docente e Discente da ESPM , professora e pesquisadora nos temas Economia do Consumo, Digital e de Plataforma e Pesquisadora e Docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Visiting Professor na Pantheon Sorbonne, Paris 1, membro Acadêmico do Committee of Global Business Conferences, do Conselho Consultivo do Educamídia, do Conselho Fiscal do Instituto Iconomia e membro do Advisory Board da Campus B.
É correspondente do Brasil na Associação Internacional dos Professores e Palestrantes Universitários (IAUPL), associação ligada à UNESCO e que defende a liberdade de cátedra. Foi Pró-Reitora Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu na ESPM, Vice Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor, avaliadora de curso do Ministério da Educação, Vice-Reitora Administrativa da PUC-SP e Presidente do Conselho Gestor do Complexo Hospitalar de Sorocaba. Tem experiência na área de Economia Digital e de Plataforma, Comportamento do Consumidor, Crescimento, Bem estar e Desenvolvimento Econômico.
Wellbeing nas Universidades
Daniel Reis Plá
Daniel Reis Plá é professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no departamento de artes cênicas na área de Interpretação Teatral. Realizou seu doutorado em Artes no Instituto de Artes da UNICAMP com uma tese a respeito da meditação budista e suas relações com o treinamento de atores. Também completou estágio pós doutoral no mesmo tema na University of Huddersfield (UK) com supervisão dos professores Frank Chamberlain e Deborah Middleton. Coordena o grupo de pesquisa Tradere, voltado para as relações entre as artes da cena e as práticas contemplativas, e mais recentemente também para os potenciais da arte enquanto fator de transformação social. Este grupo é parte do NUPAC (Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena), agregando professores da dança, do teatro e da Terapia Ocupacional. É editor da revista Mindfulness and Performance (UK) e parte do corpo editorial da revista do Centro de Artes e Letras (CAL-UFSM). É membro da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas), onde é membro fundador do GT Práticas Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si. Nesta mesma associação, atuou como parte do corpo científico e atualmente é membro do Conselho Editorial. Integra o Wellbeing Project- HIgher Education Network, rede internacional voltada ao bem estar nas universidades e que hoje conta com 95 instituições associadas ao redor do globo, onde atua em diferentes GTs.
Wellbeing nas Universidades
Évelin Muraguchi
Graduada em Medicina pela UEL, Mestre em Medicina Interna pela UEL, Participou do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos FAIMER em 2009 e 2010. É associada ABEM desde 2001, apoiando a gestão nacional e regional (Sul2). Tem experiência na área de Educação em Saúde, com ênfase em desenvolvimento docente, metodologias ativas de ensino aprendizagem e pesquisa na área de desempenho de métodos pedagógicos e diretrizes curriculares. Coordenadora do curso de Medicina da PUCPR Campus Londrina desde 2016.
Painel: Afinal o que é Wellbeing?
Felipe Fengler
Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (2014) e doutorado em Ciências Ambientais pelo programa de pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Tecnologia de Sorocaba – UNESP. Atua de forma abrangente nos diversos temas relacionados à sustentabilidade, com ênfase em cidades inteligentes e sustentáveis, desenvolvimento de tecnologias e ferramentas de gestão de problemas ambientais urbanos, saneamento básico e resíduos sólidos. Integra o corpo docente do Centro Universitário Facens, membro do comitê de sustentabilidade Facens. Ocupa o cargo de Coordenador Adjunto da Câmara Técnica de Proteção das Águas do Comitê de Bacias Hidrográficas do Sorocaba Médio Tietê (CBH-SMT).
Painel: Afinal o que é Wellbeing?
Giovanna Novellini
Arquiteta e Urbanista (UNICAMP-2010). Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Tecnologia e Cidade (UNICAMP-2013/19). Especialista em Cidade Responsiva (Responsive Institute – 2022). Tem experiência em incorporação, coordenação, planejamento e desenvolvimento de projetos com foco no usuário para a indústria da construção civil. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre o futuro do ambiente construído e tecnologias disruptivas abordando os impactos no processo de projeto e ensino. Membro do Diretoria da ABEA (20/21). Atua como docente e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facens.
Wellbeing nas Universidades
Marina Noto Faria
Graduada em Psicologia na Univerisdade presbiteriana mackenzie (2022), especialista em psicologia hospitalar pela UniSãoPaulo, instrutora de Mindfulness formada pela UNIFESP e maestranda do departamento de saúde coletiva da Escola Paulista de Enfermagem (Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP).
Ajuda na coordenação do projeto de extensão na UNIFESP chamado PROJETO SER. O objetivo do projeto é a promoção de autocuidado nos estudante universitarios da UNIFESP atráves de práticas integrativas (YOGA e Mindfulness).
Painel: Afinal o que é Wellbeing?
Michelle Prazeres
Jornalista, professora e pesquisadora. Fundadora do Instituto Desacelera. Atua como facilitadora de processos coletivos participativos e consultora de bem-estar, saúde mental no trabalho e desenvolvimento profissional e organizacional. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Doutora em Educação (FE-USP). Possui pós-doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com estudo sobre as relações entre a comunicação, as tecnologias e a aceleração social do tempo. É idealizadora do Desacelera SP, da Escola do Tempo e do Dia sem Pressa, o primeiro festival da cultura slow do Brasil. É mãe de Miguel e Francisco. É sócia da Ação Educativa e vice-presidenta da Cidade Escola Aprendiz.
Aprendendo a meditar
Monge Budista Daniel Calmanowitz
Discípulo do mestre budista tibetano S.E. Lama Gangchen Rinpoche e praticante budista desde 1987. Ordenou-se monge em 2011. Vice-presidente da Fundação Lama Gangchen para Cultura de Paz, FLGCP, criada em 2006. É palestrante, coordenador e instrutor dos programas de educação de Cultura de Paz.
Cofundador do Centro de Dharma da Paz Shi De Tchö Tsog (1988) de São Paulo – templo de práticas e estudos do budismo tibetano. É instrutor de práticas de meditação e professor de cursos de filosofia budista.
Representante no Brasil da Lama Gangchen World Peace Foundation – ECOSOC ONU – Fundação internacional criada por Lama Gangchen Rinpoche em 1995.
Painel: Afinal o que é Wellbeing?
Mozart Neves
Foi Reitor da Universidade Federal Pernambuco e Secretário de Educação de Pernambuco. Foi Presidente Executivo do Movimento Todos pela Educação. Foi Diretor do Instituto Ayrton Senna. Autor de vários livros e artigos sobre Educação. Foi agraciado com os seguintes títulos: As 100 Pessoas mais Influentes do Brasil em 2008 pela Revista Época. Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França concedido pela Academia de Artes, Ciências e Letras da França, 2006. Educador Internacional do Ano concedido pelo International Biographical Center – Cambridge – England, 2005. Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana concedido pelo Governo Italiano, 2002. Atuou como membro do Conselho Nacional de Educação e atualmente é titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto.
The Wellbeing Project e The Higher Education Network
Thais Beldi
Formada em administração de empresas, atualmente atua como diretora de Estratégia e Inovação do Centro Universitário Facens, responsável pela criação do Laboratório de Colaboração Emocional (Enlace), do Comitê de Sustentabilidade; além do Laboratório de Inovação Social (LIS) vencedor do International Green Gown Awards em 2020 e do Centro de Empreendedorismo (FACE) vencedor do Babson Collaborative Spotlight Award em 2021. Presidente do Conselho Curatorial da Usina Cultural Facens.
Representa a Facens no coliderança da Higher Education Network do The Wellbeing Project e é membro do Comitê de Embaixadores da organização social Sustenidos.
Cofundadora da campanha Doa Sorocaba participante do movimento global Giving Tuesday, contemplada em 2020 com fundo internacional do programa Starling Collective.
The Higher Education Network e Wellbeing nas Universidades
Raquel Barros
Empreendedora social da Ashoka e Rede Folha, Psicologa pela USP com Dupla titulação pela Universitá de Padova, Mestre pela USP Faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo e doutoranda em Desenvolvimento Comunitário pela UNIFESP. Coordenação Laboratório de Colaboração Emocional _ ENLACE – FACENS – e do Programa Mundos Possíveis. Idealizadora Conexões Musas, Coordenação COPOLAD – União Européia e da Rede RAISSS – Rede Americana de Intervenções em Situações de Sofrimento Social) – desenvolvimento comunitário através de redes não formais, Fundadora da Associação Lua Nova, Colaboradora Instituto Empodera no desenvolvimento de propostas de geração de renda e autonomia econômica de mulheres. Formadora de cursos de especialização, extensão e pesquisas acadêmicas nas Universidades: UNB, Unifesp, Claeh de Uruguay, UMSA de Argentina, Católica de Paraguay, Universidad de Temuco no Chile.
Life Long Playing
Wellington Nogueira
ATOR, PALHAÇO, EMPREENDEDOR SOCIAL E CONECTOR DE EXPERIÊNCIAS É, sobretudo inquieto e amante dos hábitos de pesquisar, se divertir, compartilhar e aprender com isso. Ator especializado em Teatro Musical, formado pela American Musical and Dramatic Academy de NY; Palhaço, formado por John Towsen, Michael Christensen, Dominique Jando, Andre Riot-Sarcey e outros grandes mestres; no cinema, atuou em Signs of Life dir. John Coles; Sábado, de Ugo Giorgete; Avassaladoras, Alô?! e Doutores da Alegria, o Filme (dirigidos por Mara Mourão), pelo qual ganhou o prêmio SESI-FIESP de Melhor Ator. – Empreendedor Social reconhecido com o fellowship da Ashoka (www.ashoka.org) – Fellow4Good 2014 Institute For The Future, Palo Alto Fundador da ONG Doutores da Alegria, organização pioneira no Brasil em levar alegria a crianças hospitalizadas através da arte do palhaço profissional, investiu em pesquisa para desvendar o impacto da alegria na adversidade da hospitalização e, a partir desse conhecimento gerado, organizou-o para disseminação. Em 2017, organizou a reestruturação da organização, passando a ser sócio-fundador da Associação Doutores da Alegria e atua nas atividades de disseminação de conhecimento através de palestras e intervenções artísticas. Em 2018 foi candidato a Deputado Federal pela REDE. Em 2019, iniciou uma jornada de trabalho junto `a Ashoka Brasil, onde atua também como Board Member ALEGRIA E TRABALHO “O local de trabalho é onde o adulto se interna.” Dra Ferrara, Besteirologista Emérita Desde 1996 realiza palestras e oficinas para públicos de médicos e executivos, compartilhando essa experiência de alegria que motiva um ser humano a transformar a sua relação com a vida, de doença para potência. Afinal, o trabalho pode ser uma fonte de alegria, pois através dele temos a chance de exercer nosso propósito de vida. FORMADOR Docente da Pós-Graduação de Educação Lúdica do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (2003-2013) Algumas das instituições onde atua/atuou: Amana-Key e Fundação Getúlio Vargas Empresas e instituições para as quais atuou realizando oficinas e/ou palestras: Institute for The Future – www.iftf.org – Palo Alto, CA; Amana-Key; Cacau Show; ViaVarejo; NetShoes; Itaú; Lilly Laboratórios; ASTELLAS; SAPHYR; BASF; Endeavor; Banco do Brasil; Fundação Dom Cabral; Banco Santander; Caixa Econômica Federal; Societè Generale; SEBRAE; NATURA; O Boticário; EUDORA; TEDx Speaker LIVROS O Livro dos Segundo Socorros, com Marcelo Duarte O Lado Invisível da Vida
Centro Universitário Facens
O Centro Universitário Facens é um grande hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus – conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos práticos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, signatário do Pacto Global e a 1ª universidade privada no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics, em um espaço verde de 100 mil m², mais de 50 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no MEC e com ótimas avaliações nas demais categorias do Ministério da Educação e no ranking Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão) somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil.
Seus 46 anos de história sempre priorizaram a integração da Academia ao Mercado, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus alunos e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo.
Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas ao futuro.
Facens & Bem-estar
Para o Centro Universitário Facens, o bem-estar é uma pauta institucional e que deve ser promovida e fomentada em todos os ambientes da academia.
O Laboratório de Colaboração Socioemocional (Enlace) desenvolveu um ecossistema de bem-estar através de espaços sensoriais e integrativos, atuação com e para os professores e um currículo autoinstrucional e gamificado direcionado aos alunos de graduação.
O programa envolve a construção do conhecimento conjunto entre alunos e professores e promove ações de acompanhamento e vivências dentro e fora de sala de aula para enriquecer a experiência de aprendizagem por meio do bem-estar, do florescimento e saúde mental.
Conheça o site do ENLACE: https://enlace.facens.br/